sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Bancos de dados do Project Server


Darei aqui uma visão geral dos bancos de dados que são consumidos pelo Project Server quando criada uma instância de utilização do mesmo em um site do SharePoint Server.


Temos 4 bancos de dados principais que estruturam todos os projetos, tarefas, recursos e diversos outros tipos de dados utilizados.


Draft – Banco de dados que armazena todos os dados que ainda não foram publicados, ou seja, ele está no presente no servidor, porém ainda não foram publicados. Vale lembrar que alguns dados de empresa como os campos personalizados não estão disponível nessa base de dados.

A estrutura de suas tabelas não é muito amigável, pois se trata de um banco de dados de manipulação do próprio Project Professional e do Project Server.



Published – Este banco de dados possui exatamente a mesma estrutura do Draft, porém os dados contidos nele são dados que foram publicados. Estão disponíveis também todos os dados da empresa como, por exemplo, os campos personalizados que não possuem no Draft.


Reporting – Banco de dados que possui todos os dados presentes nos bancos de dados Draft e Published com a diferença de possui uma estrutura bem mais amigável e de fácil consulta. Além disso, possui dados timephased (Distribuídos no tempo) de maneira muita mais clara que os outros bancos.
Apesar de aparentar ser a melhor opção de consultar dados do Project Server acaba não sendo desta maneira, pois ele se trata de um banco de dados de relatório, ou seja, o Project não se baseia nele para obter informações e sim, os dados são armazenados somente para uma visualização. Sendo assim, ele se torna não confiável para obter informações corretas.


Archive – O banco de dados Archive possui a estrutura de tabelas semelhante ao Draft e ao Published, porém o conteúdo contido nele é de backup e versões antigas de projetos que antes estavam nos bancos Draft e Published.

Nenhum comentário:

Postar um comentário