domingo, 11 de dezembro de 2011

Utilizando o ULS do SharePoint 2010 com Visual Studio 2010


Mostrarei aqui como utilizar o ULS (Unified Logging Service) do SharePoint 2010 para registrar erros entre outras marcações para realizar tanto o log quanto o debug de sua solução.

Neste exemplo, vamos criar uma simples web part que reproduzirá um erro de conversão de tipos apenas para mostrar o funcionamento do Log.

Primeiro você deve criar um novo projeto “Empty SharePoint Project” no Visual Studio 2010, em seguida selecione “Deploy as a farm solution”. Agora crie uma nova web part clicando com o botão direito no projeto, Add-> New Item. Então selecione Web Part na lista que aparecerá, dê um nome a ela e adicione.

No método “CreateChildControls” adicione o seguinte código:

OBS.: Importante lembrar que você deve adicionar “using Microsoft.SharePoint.Administration;” ao topo do seu arquivo .cs para que o código abaixo funcione como está.


Label lbl = new Label();
lbl.ID = "label1";
Controls.Add(lbl);

try
{
    string n = "mm";
    int i = Convert.ToInt32(n);
}
catch(Exception ex)
{
    lbl.Text = ex.Message;
    SPDiagnosticsService.Local.WriteTrace(0, new SPDiagnosticsCategory("MatheusDev", TraceSeverity.Unexpected, EventSeverity.Error), TraceSeverity.Unexpected, ex.Message, ex.StackTrace);
}


No código acima, adicionamos um label e então o adicionamos aos controles da web part. Dentro do bloco try tento realizar a conversão de uma string (“mm”) em um int, no entanto esta conversão irá falhar entrando então no bloco catch que salvará o log do erro.

No método WriteTrace informamos todos os parâmetros necessários para a chamada.

Informamos um id para o registro, uma categoria do erro encontrado que neste exemplo informei “MatheusDev” somente para identificação no arquivo.
Através dos enumerators TraceSeverity e EventSeverity informamos os níveis de gravidade do erro.
Agora faça o deploy da solução no SharePoint 2010 e adicione a web part em sua página.

Você verá uma mensagem de erro em um label como abaixo:

“Input string was not in a correct format.”

Para verificar se o erro foi salvo no log, você deve acessar a pasta do SharePoint e então a pasta “LOGS”. Normalmente encontrada em “C:\Program Files\Common Files\Microsoft Shared\Web Server Extensions\14\LOGS”.

Procure o arquivo com a atualização mais recente e então abra-o e poderá ver seu registro de erro salvo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário